Notícias

05 ago

IPTU não incide sobre imóvel em área sem melhoramentos previstos no CTB

IPTU não incide em imóvel em área que não foi melhorada conforme previsão do CTN. Decisão é do juiz de Direito Rudi Hiroshi Shinen, da vara da Fazenda Pública de Limeira/SP, que julgou procedentes embargados à execução.

t

Consta nos autos que o município de Limeira/SP ajuizou execução fiscal contra o proprietário de um imóvel, na qual foram realizados bloqueios de ativos do executado, posteriormente revertidos pelo TJ/SP. O proprietário, então, ajuizou embargos à execução fiscal, alegando que o imóvel se localiza em área rural e trata-se de propriedade de condomínio dividido em frações e com múltiplos proprietários, sendo que a cobrança do IPTU viola dispositivos dos códigos tributários do município e nacional.

Conforme o proprietário, o local é desprovido de melhoramentos estabelecidos pelo artigo 32 do CTN. Assim, requereu a suspensão e posterior extinção da execução fiscal.

Ao analisar o caso, o juiz considerou que assiste razão ao embargante no tocante à inexistência de melhoramentos mínimos previstos pelo artigo 32 do CTN e pontuou que o cerne da questão posta em julgamento é justamente o alcance do dispositivo, para fins de interpretação do conceito de área urbana.

“Em que pese a alegação da possibilidade de cobrança de IPTU em zona de expansão ou em zonas urbanizáveis, inexiste nos autos a cabal comprovação do atendimento ao quanto disposto pelo supracitado dispositivo legal, o que é corroborado pelo laudo pericial nos autos produzido.”

O magistrado levou em conta outros julgados sobre o tema, nos quais as decisões se deram no sentido de que o lançamento do imposto viola a legislação em casos semelhantes.

Assim, julgou procedentes os embargos à execução.

O advogado Geraldo Soares de Oliveira Junior, do escritório Soares de Oliveira Advogados Associados, patrocinou o proprietário do imóvel na causa.

Confira a íntegra da sentença.

________